This page has moved to a citizenwatch-global.com.

Curta

FAQ

 

Assistência Técnica

Qual é o endereço da assistência técnica?*

Nosso endereço é: Avenida Marquês de São Vicente, 121 – Bloco B – 17º andar – Conjunto 1702 Barra Funda, CEP: 01139-001, São Paulo, SP, telefone (11) 3821-1800. Para outras localidades clique aqui.

Existe outra assistência técnica em São Paulo?

Não.

A assistência técnica possui estacionamento próprio?*

Não contamos com essa facilidade.

Qual é o horário de atendimento?*

Nosso horário de atendimento é das 08h30 às 18h00, de segunda a sexta-feira. Não abrimos aos sábados.

Como posso enviar o relógio para assistência técnica?*

Você pode levá-lo pessoalmente ou enviá-lo por Sedex. Todas as despesas de postagem são de responsabilidade do cliente.

Quais são as formas de pagamento?*

Formas de pagamento À vista: 50% na autorização e 50% na retirada. Cartão de crédito, somente Visa: 100% na autorização do serviço.

O que é revisão geral?

A revisão geral consiste em:

  • Desmontar todos os componentes da máquina e caixa para a verificação e correção dos possíveis defeitos;
  • Lavar todos os componentes em solução e equipamentos especiais;
  • Remontar todos os componentes;
  • Ajustar e lubrificar;
  • Checar as juntas e vedação;
  • Testar e finalizar os ajustes.

A Citizen recomenda uma revisão geral preventiva a cada 2 (dois) anos.

Como é calculado o custo da revisão geral?

O custo da revisão geral é calculado com base no tempo que é demandado e na complexidade do serviço.

Quanto tempo leva o conserto?

O prazo depende do tipo de conserto que será efetuado no relógio. É necessária uma avaliação técnica para estipular um prazo.

Onde posso conseguir o manual de instruções?

O manual original do relógio deve acompanhar o produto no ato da compra. Em caso de extravio, somente será possível a versão eletrônica. Para acessar o manual de instruções, clique aqui.

Qual é o tempo de garantia dos relógios novos?

A garantia para relógios adquiridos no Brasil é de 02 (dois) anos para os modelos Eco-Drive, Promaster, Titânio e um (01) ano para os demais modelos. Clique aqui e veja mais informações sobre a garantia do seu Citizen.

* Informações referentes a Assistência Técnica de São Paulo. Para outras localidades faça contato com a Assistência desejada.

Eco-drive

O que é Eco-Drive?

Termo genérico utilizado para relógios Citizen que não requerem troca de bateria, utilizando apenas energia luminosa para seu funcionamento.

O Eco-Drive possui bateria?

Não, o relógio com tecnologia Eco-Drive possui um capacitor recarregável de titânio-ion, para armazenamento de carga. Este capacitor não possui componentes tóxicos como mercúrio, cádmio ou chumbo – que prejudicam o meio ambiente.

É necessário trocar a bateria do meu Eco-Drive?

Em caso de disfunção, o capacitor pode ser trocado. Para conhecimento: em 20 anos ele perde 20% de sua capacidade de armazenamento de carga.

Qual é a melhor forma de carregar o meu Eco-Drive?

A forma mais eficiente e rápida é através da exposição à energia solar. Pode ser utilizada também lâmpada fluorescente ou ambiente luminoso. Nunca utilize lâmpada halógena (incandescente) ou deixe seu relógio sobre o painel do carro para recarregar, o calor poderá danificá-lo. Ao deixar seu relógio exposto para recarga o mostrador deverá ficar na direção da luz. Clique para saber mais.

Com que frequência devo expor meu Eco-Drive à luz?

Os modelos Eco-Drive requerem exposição à luz regularmente. Para procedimentos de recarga clique o Eco-Drive Guide.

O relógio Eco-Drive pode ser carregado sob lâmpadas fluorescentes?

Sim, mas ao receber luz natural diariamente, raramente o relógio irá parar.

O tempo da recarga do Eco-Drive varia de acordo com as estações do ano?

Sim. Varia de acordo com a potência da fonte de luz. Isto é, no inverno o tempo requerido para recarregar é mais longo do que o verão porque a iluminação do sol é mais. E, especialmente no inverno os relógios tendem a ser mantidos encobertos pelas mangas das roupas impedindo a recarga completa, que pode causar a falta de energia. Consulte o guia Tempo Carga e Funcionamento Eco-Drive.

Qual é o tempo de carregamento do Eco-Drive após receber carga completa?

O tempo de carga depende do calibre do relógio e pode variar de 45 dias a 5 anos, de acordo com o modelo. Consulte o guia Tempo Carga e Funcionamento Eco-Drive.

Qual é o tempo de vida do capacitor?

O capacitor poderás durar até 20 anos. Com o passar do tempo a capacidade inicial de armazenamento de carga pode sofrer diminuição, mas isso não causará danos para o uso do seu relógio.

O que significa quando o relógio Eco-Drive está parado?

Significa que o relógio está sem carga e necessita ser exposto à energia luminosa para voltar a funcionar corretamente. Os relógios Eco-drive, com características de início rápido, começarão a funcionar em aproximadamente 10 segundos. Depois de confirmar este movimento, ajuste a hora.

O que significa quando o Eco-Drive movimenta os ponteiros de segundos de 2 em 2?

Significa que o relógio não está com carga suficiente para uso. Ele precisa ser recarregado e ter seu horário acertado novamente.

Um relógio Eco-Drive dispensa revisão periódica?

Não, apesar de não precisar de troca de bateria a revisão preventiva do sistema de vedação de água e no mecanismo é recomendada a cada 2 anos.

O que significa a função Power Save (sistema de economia de energia)?

É uma função onde o relógio diminui suas atividades a fim de economizar energia.

Economia de Energia Modo 1 - Quando as células solares param de gerar energia por falta de iluminação, o ponteiro de segundo para na posição de 12 horas a fim de evitar a perda de energia. Há modelos que param os ponteiros de minutos também.

Economia de Energia Modo 2 - Assim que o relógio é exposto à luz, os ponteiros se movem rapidamente ajustando-se à hora correta. Se o relógio permanecer sem iluminação por mais de três dias, o calendário também ficará bloqueado assim como os ponteiros de minutos e de segundos para minimizar a perda de energia.

* Em todos os modelos com o sistema de economia de energia, o contagem do tempo é mantida enquanto o relógio estiver no escuro.

* As funções variam de um modelo para outro. Para informações adicionais veja, por favor, seu manual de instruções.

Já que no tenho que trocar a bateria do meu relógio Eco-Drive, isso significa que também não preciso fazer manutenção?

Para preservar as características do seu relógio é necessário fazer manutenção periódica. Para os modelos resistentes a água, faça revisão no sistema à prova d’água e substitua as juntas de vedação regularmente. As juntas de vedação deterioram-se com o tempo, mesmo que o relógio esteja guardado numa gaveta sem ser usado. As engrenagens dos relógios também se desgastam aos poucos, por isso é recomendável fazer manutenção em regular com relojoeiros qualificados ou assistências técnicas autorizadas para estender a vida do seu relógio.

Compra

Onde comprar o relógio Citizen?

Verifique na página Onde Comprar os locais mais próximos de sua cidade/região.

É possível comprar os relógios diretamente da Citizen?

Não, a Citizen não comercializa seus produtos diretamente ao consumidor final. Verifique as revendas Citizen mais próximas da sua cidade/região.

Como saber os preços dos relógios Citizen?

A Citizen não dispõe dos preços praticados por suas revendas, o ideal é identificar os pontos de vendas Citizen mais próximos da sua cidade/região e entrar em contato para informações sobre preços e disponibilidade.

Eu posso pedir peças para o meu relógio Citizen?

Para conseguir peças de reposição para seu relógio Citizen, procure a assistência técnica mais próxima de você ou consulte um dos revendedores Citizen.

Posso comprar peças para reposição e pulseira adicional ou para troca?

Sim, entre em contato com nossa rede de autorizadas e assistências técnicas. Clique aqui para localizar a mais próxima de você.

Cuidados

Quais os cuidados básicos recomendados?

Mantenha seu relógio sempre limpo, evitando o acúmulo de resíduos que deterioram o mecanismo e/ou podem causar alergia à pele. Para modelos que não fazem menção à resistência à água ou apenas mencionam WR em seu mostrador/caixa, utilize uma escova limpa e macia levemente umedecida, evitando assim infiltração de umidade no mecanismo. Para relógio WR50 ou acima recomenda-se utilizar escova limpa e macia, lavando com água corrente e sabão. Em caso de pulseiras de couro utilize apenas pano limpo e macio levemente umedecido.

Com que frequência é recomendada uma revisão de teste de água e mecanismo do relógio?

Recomendamos que você faça uma revisão preventiva no mecanismo a cada 2 anos, a fim de garantir o perfeito funcionamento do relógio.

O vidro do relógio começou a embaçar por dentro. Que tipo de cuidado é necessário?

Quando as gotas de água aderem à superfície do vidro, o interior pode tornar-se embaçado. Este fenômeno é causado pela água fora do vidro que refrigera o ar interno fazendo com que a umidade se condense. Se o vidro desembaçar após alguns minutos quando a superfície externa estiver seca, não há nenhum problema. Caso permaneça embaçado por mais tempo, pode ser que haja algum problema no sistema de resistência à água. Nesse caso, encaminhe o relógio a uma assistência técnica autorizada o mais breve possível.

Qual é a duração da bateria do meu relógio?

A duração da bateria depende do modelo do relógio e uma variedade de funções, que inclui frequência de utilização de alarme, iluminação, idade do relógio e como ele é usado. A média de duração para alguns modelos é de dois anos. Consulte o manual do seu relógio para certificar qual a duração da sua bateria.

Como limpar a pulseira que contenha substâncias aderentes, tais como sujeira, poeira ou transpiração?

Pulseira de Metal: pulseiras de metal sujam facilmente com substâncias como a poeira ou transpiração. O acúmulo dessas substâncias pode oxidar a pulseira, diminuindo a vida útil. Para a sua limpeza diária, use uma escova macia e um pano macio. Recomendamos também lavar a pulseira com detergente neutro e uma escova de dentes macia com certa frequência, porém deve-se tomar cuidado para não deixar a água escorrer na caixa ou no vidro se o relógio não for resistente à água.

Pulseira de Couro: após o uso, limpe a transpiração delicadamente com um pano macio. Recomendamos também limpar o lado interno da pulseira com um pano macio umedecido com álcool etílico com certa frequência.

Pulseira de Borracha: lave frequentemente utilizando uma escova macia com sabão neutro e água morna, seque com uma flanela macia. Depois de utilizar o relógio em água salgada ou piscina tratada com cloro, lave-o utilizando o mesmo processo. Se não for limpo constantemente os solventes, óleos, bronzeadores, sal e suor podem deteriorar as pulseiras de borracha rapidamente. É importante observar se a coroa (botão de acerto) está na posição normal (não deve estar puxada) para evitar a infiltração de água.

Por que o relógio parou de funcionar por esgotamento de bateria logo após a compra?

As baterias são colocadas nos relógios novos antes de saírem da fábrica para testar as funções, portanto, é provável que a bateria do relógio adquirido se esgote antes do período indicado no manual de instruções.

Por que, depois da troca, a bateria do meu relógio durou menos do que a primeira?

Isso pode ocorrer em relógios com muito tempo de uso sem manutenção. Algumas das causas que aumentam o consumo de energia pode ser o ressecamento de lubrificantes, sujeira no mecanismo ou defeito em algum componente.

Como eu posso cuidar de modelos não resistentes à água?

Se o mostrador e o fundo da caixa do seu relógio não têm nenhuma indicação de resistência à água ele não foi projetado para o contato com água. Nesse caso tome muito cuidado para evitar qualquer contato com umidade, ao lavar suas mãos ou expor o relógio à chuva. Se um modelo não resistente à água se molhar, seque-o rapidamente e envie a uma assistência técnica para a inspeção imediata. Isso minimizará os danos que podem ser causados pela umidade ou água.

Com que frequência recomenda-se trocar as juntas de vedação do relógio?

As juntas de vedação do seu relógio vão se deteriorando aos poucos e isso pode causar infiltração de água. Na substituição da bateria, numa assistência técnica autorizada, as juntas de vedação também podem ser trocadas. Nos relógios Eco-Drive, em que não há necessidade de troca de bateria, troque as juntas de vedação regularmente, uma vez a cada dezoito meses ou dois anos. Se o relógio for molhado com muita frequência em piscina tratada com cloro ou em água salgada, as juntas de vedação devem ser substituídas anualmente. Consulte a nossa assistência técnica autorizada para informações adicionais tais como o procedimento de reparo ou o custo.

Outros

Quais os materiais usados na caixa e na pulseira do relógio?

Há uma variedade de matérias que podem ser utilizadas na fabricação dos relógios, como aço inoxidável, titânio, tecido ou poliuretano.

Que tipo de cristal é utilizado no vidro?

A maioria dos vidros dos relógios Citizen é feita de cristal mineral.Temos também produtos feitos com cristal de safira, mineral mais resistente a riscos e a arranhões.

O que é Ion Plating?

É uma tecnologia de cobertura de superfícies à vácuo. Deposita íons sobre o metal utilizado (aço inox ou titânio) e cria uma camada homogênea, de alta qualidade e acabamento mais resistente em cores diversas. O processo é ecologicamente correto.

O que é Magic Light?

É um painel eletroluminescente que se energizado emite luz.

O que é Natulite?

É uma tinta auto-fosforescente utilizada nos índices e ponteiros de alguns modelos para que brilhem no escuro.

O que é titânio?

É um metal 5 vezes mais resistente e 40% mais leve do que o aço inox.

Por quê meu Aqualand usa padrões Feet / Fahrenheit e não Metros / Celsius?

Provavelmente foi adquirido fora do Brasil. Alguns países possuem outros sistemas métricos que utilizam Feet / Fahrenheit. Todo modelo comercializado pela Citizen Watch do Brasil, segue o sistema internacional de medidas em Metros / Celsius. Há possibilidade de alteração do padrão de medidas. Para saber mais detalhes, contate nossa assistência.

O que é calibre?

É o numero de identificação do mecanismo de funcionamento do relógio, ou seja, o número da máquina do relógio.

Onde consigo localizar o calibre de um relógio?

No fundo da caixa de seu relógio, está gravado uma sequência de quatro e seis caracteres alfa numéricos (xxxx-xxxxxx).A sequência de quatro caracteres à esquerda do código da caixa indica o calibre do modelo desejado:

Exemplo de calibre de um relógio

Qual é a diferença entre cronômetro e cronógrafo?

Um cronógrafo é um relógio com um recurso que permite medir a duração de um evento ou acontecimento, sem a interferência normal do tempo.Um cronômetro é um relógio que possui uma certificação oficial de precisão normalmente emitida pelo COSC (Contrôle Officiel Suisse des Chronomètres).

O que é chime?

É o aviso sonoro de hora cheia disponível em alguns modelos Citizen.

O que é split time?

É a medição parcial de um evento.

O que é lap time?

É a medição total de um evento.

O que é timer?

É a contagem regressiva de um temo pré-determinado.

O que é ATM ou BAR?

Unidade de medida de pressão. Um BAR corresponde à pressão atmosférica medida ao nível do mar. Na relojoaria é utilizado para medição da resistência da água, onde cada 10 metros corresponde em média a 01 BAR pressão atmosférica.

Como utilizar a régua de conversão?

Clique aqui e faça o download do arquivo.

Como usar a régua de conversão de horário mundial?

Clique aqui e faça o download do arquivo.

Como usar o taquímetro/tacômetro?

Clique aqui e faça o download do arquivo.

O que significa WR no relógio?

A sigla WR (water resistant / resistência à água) gravada nos mostradores indica quanta pressão o relógio agüenta embaixo da água. Para saber sobre resistência à água clique aqui.

O que é mergulho saturado?

Mergulho saturado é um mergulho em grandes profundidades por longo período de tempo com uso de tanque de oxigênio.

Qual é o nível de resistência a água se não há nenhuma designação da profundidade após o WR?

Se não há nenhuma designação da profundidade após o WR isso significa que o relógio está projetado para suportar somente respingos acidentais, como os de quando se lava as mãos ou os da chuva. A submersão pode resultar em entrada de água. Nesse caso, seque rapidamente o relógio após a imersão e encaminhe para a assistência técnica autorizada.

Como identificar se um relógio Citizen é original?

A identificação é possível somente por um profissional. Mas comprar em revendas autorizadas e exigir o certificado de garantia é um indicativo da autenticidade do produto.

Como fazer para ajustar o tamanho da pulseira do meu relógio?

Procure o auxílio de um relojoeiro experiente para não danificar ou causar rompimento dos pinos da pulseira.

Por que o dígito 4 do relógio é representado pelo símbolo "IIII" ao invés do algarismo romano IV, que é o correto?

É dito que a origem é do ano de 1364 em Paris. Quando o então rei francês Charles V, viu o numeral IV no relógio da torre de seu palácio, ele não gostou da maneira de expressar o 4 por numeral romano IV, porque lhe parecia como V menos I (5 menos 1). Ele imediatamente ordenou a mudança do IV pelo IIII. Desde então se usa IIII no mostrador que se tornou padrão entre os fabricantes de relógios. Esse é um dos episódios que raramente é sabido em nossa história.